Para
teres sucesso no teste de 28 de Novembro de 2012 terás que saber:
- Identificar retas,
segmentos de retas e semirretas;
- Identificar segmentos de retas paralelas, perpendiculares, obliquas com a notação adequada;
-Utilizar o transferidor, para ver a amplitude de um ângulo;
-Traçar ângulos com a régua e o transferidor;
-Identificar ângulos retos, obtusos e agudos;
-Classificar triângulos quanto aos lados (equilátero, isósceles, escaleno) e quanto à amplitude (rectângulo, acutângulo e obtusângulo);
-Desenhar triângulos isósceles e equiláteros;
-Calcular o perímetro de polígonos (sabendo que o perímetro é a soma de todos os comprimentos dos lados) e identificar o comprimento dos lados dos triângulos;
-Identificar ângulos complementares, suplementares, adjacentes, verticalmente opostos;
-Calcular a amplitude de um ângulo do triângulo, conhecendo as outras amplitudes (sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180º;
-Identificar os sólidos geométricos (poliedros e não poliedros): prismas, pirâmides, cones, cilindro;
-Ter uma noção do que são os sólidos platónicos (sabendo que todas as faces são polígonos congruentes/iguais);
-Classificar os sólidos geométricos em relação ao número de faces, arestas, vértices;
-Conhecer e aplicar a Relação de Euler (F + V = A + 2 ou F + V – A = 2)
F= nº de faces
V= nº de vertíces
A= nº de arestas
- Identificar segmentos de retas paralelas, perpendiculares, obliquas com a notação adequada;
-Utilizar o transferidor, para ver a amplitude de um ângulo;
-Traçar ângulos com a régua e o transferidor;
-Identificar ângulos retos, obtusos e agudos;
-Classificar triângulos quanto aos lados (equilátero, isósceles, escaleno) e quanto à amplitude (rectângulo, acutângulo e obtusângulo);
-Desenhar triângulos isósceles e equiláteros;
-Calcular o perímetro de polígonos (sabendo que o perímetro é a soma de todos os comprimentos dos lados) e identificar o comprimento dos lados dos triângulos;
-Identificar ângulos complementares, suplementares, adjacentes, verticalmente opostos;
-Calcular a amplitude de um ângulo do triângulo, conhecendo as outras amplitudes (sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre 180º;
-Identificar os sólidos geométricos (poliedros e não poliedros): prismas, pirâmides, cones, cilindro;
-Ter uma noção do que são os sólidos platónicos (sabendo que todas as faces são polígonos congruentes/iguais);
-Classificar os sólidos geométricos em relação ao número de faces, arestas, vértices;
-Conhecer e aplicar a Relação de Euler (F + V = A + 2 ou F + V – A = 2)
F= nº de faces
V= nº de vertíces
A= nº de arestas
Ângulos e triângulos
from Helena Borralho
Para praticares, é só clicares:
Exercícios sobre retas, semirretas e segmentos de reta
Exercício sobre ângulos e triângulos
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Exercícios sobre retas, semirretas e segmentos de reta
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