Diz-se que duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre elas é constante, ou seja têm uma relação de proporcionalidade direta.
Este valor constante chama-se constante de proporcionalidade direta.
OBS: Se não existir esta constante não há relação de proporcionalidade direta.
Exemplo:
OBS: Se não existir esta constante não há relação de proporcionalidade direta.
Exemplo:
O espaço percorrido por um automóvel, a velocidade constante, é diretamente proporcional ao tempo de viagem.
Tempo (h)
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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Espaço percorrido (km)
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50
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100
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150
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200
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250
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300
|
A constante de proporcionalidade entre o espaço percorrido e o tempo é 50 e significa o espaço percorrido, em quilómetros, numa hora.
1º método da proporção
2º método da redução à unidade
2º método da regra de três simples
from tetsu
RELEMBRA QUE a percentagem é um exemplo do quotidiano da aplicação da relação da proporcionalidade direta, vejamos então:
No último teste, 80% dos 20 alunos da turma obtiveram classificação positiva. Quantos alunos obtiveram classificação positiva?
PARA PRATICAR, É SÓ CLICARES:
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DIRETA
EXERCÍCIOS COM PROPORCIONALIDADE DIRETA
EXERCÍCIOS DE CAPACIDADE COM PROPORCIONALIDADE DIRETA
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DE TRIÂNGULOS
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DE QUADRADOS
RELEMBRA QUE a percentagem é um exemplo do quotidiano da aplicação da relação da proporcionalidade direta, vejamos então:
Uma percentagem traduz a comparação entre um número (uma parte) e o número 100 (o todo).
É uma forma de apresentar a razão entre duas grandezas de modo que o consequente seja 100, ou seja uma percentagem é uma razão com consequente 100.
Usa-se o símbolo % para representar uma percentagem.
Exemplo:No último teste, 80% dos 20 alunos da turma obtiveram classificação positiva. Quantos alunos obtiveram classificação positiva?
Para a resolução deste exercício podemos utilizar três métodos
Método1:
Estratégia:vamos utilizar a regra de três simples, porque existe uma relação de proporcionalidade direta entre o número de alunos e as classificações positivas, ou seja sabemos que se a turma tivesse 100 alunos, 80 teriam positiva.
Como a turma tem 20 alunos, vamos determinar, mantendo a proporção, quantos alunos têm positiva.
resolução:
Número de alunos Número total
com classificação positiva de alunos
80 ________________100
x _______________ 20
x = 80 x 20 = 1600 = 16 alunos
100 100
No último teste, 16 alunos obtiveram classificação positiva.
Método 2: vamos utilizar as proporções
Método 3: Cálculo de percentagens
80% de 20 = 80 x 20 = 0,8 x 20 = 16 alunos
100
OBS: para resolver um problema que envolva percentagens, podemos sempre utilizar um dos três métodos.
Método1:
Estratégia:vamos utilizar a regra de três simples, porque existe uma relação de proporcionalidade direta entre o número de alunos e as classificações positivas, ou seja sabemos que se a turma tivesse 100 alunos, 80 teriam positiva.
Como a turma tem 20 alunos, vamos determinar, mantendo a proporção, quantos alunos têm positiva.
resolução:
Número de alunos Número total
com classificação positiva de alunos
80 ________________100
x _______________ 20
x = 80 x 20 = 1600 = 16 alunos
100 100
No último teste, 16 alunos obtiveram classificação positiva.
Método 2: vamos utilizar as proporções
Método 3: Cálculo de percentagens
80% de 20 = 80 x 20 = 0,8 x 20 = 16 alunos
100
OBS: para resolver um problema que envolva percentagens, podemos sempre utilizar um dos três métodos.
Utiliza o link seguinte para calcular qualquer termo de uma regra de três simples: regra de três simples
PARA PRATICAR, É SÓ CLICARES:
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DIRETA
EXERCÍCIOS COM PROPORCIONALIDADE DIRETA
EXERCÍCIOS DE CAPACIDADE COM PROPORCIONALIDADE DIRETA
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DE TRIÂNGULOS
EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DE QUADRADOS
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