"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Percentagens no dia a dia...






As percentagens baseiam-se nas   frações centesimais, isto é, aquelas que possuem denominador com valor numérico igual a 100

As expressões 10%, 12%, 25%, 50%, 78% e etc, são utilizadas em inúmeras situações do nosso dia-a-dia. 
Vamos tentar  compreender o seu significado com este   exemplo. 
Na aula de EV, o Diogo esteve a pintar mosaicos com as cores disponíveis na sala. Os mosaicos eram quadrados, compostos de 100 quadradinhos. 

Mosaico 1



Do total de 100 quadradinhos, temos que: 14 são azuis e 18 são vermelhos.
ou seja,

Quadrados azuis → 14 de 100 → 14/100= 0,14 → corresponde a 14% do total.

Quadrados vermelhos → 18 de 100 → 18/100=0,18 → corresponde a 18% do total. 


Mosaico 2



Do total de 100 quadradinhos, temos que: 58 são verdes. 

Quadrados verdes → 58 de 100 → 58/100=0,58 → 58% do total.
 

Mosaico 3



Do total de 100 quadradinhos, 36 são vermelhos e 16 são azuis.
 Então:

Quadrados vermelhos → 36 de 100 → 36/100=0,36 → 36% do total. 

Quadrados azuis → 16 de 100 → 16/100=0,16 → 16% do total.





Uma percentagem traduz a comparação entre um número (uma parte) e o número 100 (o todo).

É uma forma de apresentar a razão entre duas grandezas de modo que o denominador é sempre igual a  100.


ou seja uma percentagem é uma razão com consequente 100.

Usa-se o símbolo % para representar uma percentagem.


Exemplo:


A razão entre 1 e 4 será 1/4 
 = 0,25     isto é, em termos de percentagem:   




25/100  =  0,25  =   25%

Inversamente:A percentagem 4% equivale a  


  ou ainda  

 1 
 .
 100 
 25 



Exemplos da utilização das percentagens no dia-a-dia :


  • Quando se diz que 53% de uma piza é massa, isto significa que, em cada 100 gramas de piza 53 gramas  é massa!





  • Na escola da irmã da Ana há  25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática. Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?

Resposta:    24% de 25 professores---------> 0,24 x 25 = 6

há 6 professores que leccionam matemática







  • O gráfico seguinte diz respeito às idades dos alunos de  uma turma  de 5º ano.
2.1  Qual é a percentagem relativa a alunos com 12 anos?
2.2  Sabendo que os alunos com 12 anos são 9, quantos alunos tem a turma?












Resposta:
2.1  100% -( 56% + 8% ) = 
      = 100%  -  64%
      =  36%

A percentagem de alunos com 12 anos é de  36%






2.2 se  36% dos  alunos da turma representam  9 alunos   

 podemos recorrer à fracção decimal  e calcular a fração equivalente










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