As percentagens baseiam-se nas frações centesimais, isto é, aquelas que possuem denominador com valor numérico igual a 100.
As expressões 10%, 12%, 25%, 50%, 78% e etc, são utilizadas em inúmeras situações do nosso dia-a-dia.
Vamos tentar compreender o seu significado com este exemplo.
Na aula de EV, o Diogo esteve a pintar mosaicos com as cores disponíveis na sala. Os mosaicos eram quadrados, compostos de 100 quadradinhos.
Mosaico 1
Na aula de EV, o Diogo esteve a pintar mosaicos com as cores disponíveis na sala. Os mosaicos eram quadrados, compostos de 100 quadradinhos.
Mosaico 1
Do total de 100 quadradinhos, temos que: 14 são azuis e 18 são vermelhos.
ou seja,
Quadrados azuis → 14 de 100 → 14/100= 0,14 → corresponde a 14% do total.
Quadrados vermelhos → 18 de 100 → 18/100=0,18 → corresponde a 18% do total.
Mosaico 2
Quadrados azuis → 14 de 100 → 14/100= 0,14 → corresponde a 14% do total.
Quadrados vermelhos → 18 de 100 → 18/100=0,18 → corresponde a 18% do total.
Mosaico 2
Do total de 100 quadradinhos, temos que: 58 são verdes.
Quadrados verdes → 58 de 100 → 58/100=0,58 → 58% do total.
Mosaico 3
Do total de 100 quadradinhos, 36 são vermelhos e 16 são azuis.
Então:
Quadrados vermelhos → 36 de 100 → 36/100=0,36 → 36% do total.
Quadrados azuis → 16 de 100 → 16/100=0,16 → 16% do total.
ou seja uma percentagem é uma razão com consequente 100.
Exemplos da utilização das percentagens no dia-a-dia :
Quadrados vermelhos → 36 de 100 → 36/100=0,36 → 36% do total.
Quadrados azuis → 16 de 100 → 16/100=0,16 → 16% do total.
Uma percentagem traduz a comparação entre um número (uma parte) e o número 100 (o todo).
É uma forma de apresentar a razão entre duas grandezas de modo que o denominador é sempre igual a 100.
ou seja uma percentagem é uma razão com consequente 100.
Usa-se o símbolo % para representar uma percentagem.
Exemplo:
Exemplo:
A razão entre 1 e 4 será 1/4 | = 0,25 isto é, em termos de percentagem: | |||
25/100 = 0,25 = 25%
Inversamente:A percentagem 4% equivale a | 4 | ou ainda | 1 | . |
100
|
25
|
Exemplos da utilização das percentagens no dia-a-dia :
- Quando se diz que 53% de uma piza é massa, isto significa que, em cada 100 gramas de piza 53 gramas é massa!
- Na escola da irmã da Ana há 25 professores, dos quais 24% ensinam Matemática. Quantos professores ensinam Matemática nessa escola?
Resposta: 24% de 25 professores---------> 0,24 x 25 = 6
há 6 professores que leccionam matemática
- O gráfico seguinte diz respeito às idades dos alunos de uma turma de 5º ano.
2.1 Qual é a percentagem relativa a alunos com 12 anos?
2.2 Sabendo que os alunos com 12 anos são 9, quantos alunos tem a turma?
Resposta:
2.1 100% -( 56% + 8% ) =
= 100% - 64%
= 36%
A percentagem de alunos com 12 anos é de 36%
2.2 se 36% dos alunos da turma representam 9 alunos
podemos recorrer à fracção decimal e calcular a fração equivalente
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