"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Números naturais, números consecutivos










Conjunto dos números naturais (IN)
IN={1, 2, 3, 4, 5,...}

O conjunto dos números naturais é infinito pelo que, antes de se fecharem as chavetas,  colocam-se  as reticências.


O zero não é um número natural, pois nenhuma contagem natural lhe dá origem. 

 Se  incluirmos o zero neste conjunto, o seu símbolo será alterado, passando a ser 0, isto é:
0 = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... }


Todo o número natural  tem um sucessor, considerando também o zero.
O sucessor de m é m + 1 se, m é um número natural.

             Exemplos:
                     O sucessor de 0 é 1.
                     O sucessor de 5 é 6.
                     O sucessor de 26 é 27.

    Se um número natural é sucessor de outro, então os dois números juntos são chamados números consecutivos.

             Exemplos:
                    1 e 2 são números consecutivos
                    12 e 13 são números consecutivos

   Vários números formam uma colecção de números naturais consecutivos se o segundo é sucessor do primeiro, o terceiro é sucessor do segundo, o quarto é sucessor do terceiro e assim sucessivamente.
            Exemplos:
                    1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 são números consecutivos
                    22, 23, 24, 25 e 26 são números consecutivos

   Para todo o número natural dado, este tem um antecessor (número que vem antes do número dado), com a excepção do zero.
            O antecessor de m é m - 1 se, m é um número natural finito diferente de  zero.
            
Exemplos:
                                       O antecessor de 24 é 23
                                       O antecessor de 3 é 2
                                       O antecessor de100 é 99
                      

19 comentários:

  1. Ajudou muixto *-* ' No trabalho da ESCOLA . . .

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, gostaria dizer que me ajudou mais, eu por exemplo, sempre fui mal na escola em matemática, por que será?
    ...Eu vou te que aprender a gostar de matemática, mas muuuuuuuuuito obrigada mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também detesto matemática, mais fazer oq, a gente já nasce com a matemática.. por ex: 2 orelhas, 2 pernas, 2 braços, 5 dedos em cada mão.. etc. =3

      Excluir
  3. muito obrigada isso me ajudou na tarefa de casa! tenho 11 anos e essa informação foi muito útiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem tenho 11 e epea minha tarefa de casa

      Excluir
    2. também tenho 11 e "epea" minha prova.. =P

      Excluir
  4. Boa noitee , ajudou muitãoo

    ResponderExcluir
  5. ajudou demaiss, muito oobrigadaa!

    ResponderExcluir
  6. obrigado ta me ajudando mais ou menos mais ta de boua =D HAHA'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais vc ta no mes de dezembro tendo aula seu burro

      Excluir
    2. oxe to de recup..

      Excluir
  7. mt obrigado min ajudou mt , mt mesmo ...

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito na prova

    ResponderExcluir
  9. Obrigada... Estou muuuito grata, agora, vamos ver como me sairei na prova.. ;3

    ResponderExcluir
  10. "O blogue SEMPRE A MATHEMATICAR...COM MÚSICA, ainda em construção, foi criado a 29 de Setembro de 2010, com o objectivo de aproximar os meus educandos da turma do 5º ano e 6º ano aos conteúdos matemáticos de uma forma diferente e de consolidar os seus conhecimentos adquiridos na sala de aula com exercícios interactivos."
    EU: 5º e 6º ano? Nossa, eu estou no 8º... =P

    ResponderExcluir