"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Números naturais, números consecutivos










Conjunto dos números naturais (IN)
IN={1, 2, 3, 4, 5,...}

O conjunto dos números naturais é infinito pelo que, antes de se fecharem as chavetas,  colocam-se  as reticências.


O zero não é um número natural, pois nenhuma contagem natural lhe dá origem. 

 Se  incluirmos o zero neste conjunto, o seu símbolo será alterado, passando a ser 0, isto é:
0 = { 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... }


Todo o número natural  tem um sucessor, considerando também o zero.
O sucessor de m é m + 1 se, m é um número natural.

             Exemplos:
                     O sucessor de 0 é 1.
                     O sucessor de 5 é 6.
                     O sucessor de 26 é 27.

    Se um número natural é sucessor de outro, então os dois números juntos são chamados números consecutivos.

             Exemplos:
                    1 e 2 são números consecutivos
                    12 e 13 são números consecutivos

   Vários números formam uma colecção de números naturais consecutivos se o segundo é sucessor do primeiro, o terceiro é sucessor do segundo, o quarto é sucessor do terceiro e assim sucessivamente.
            Exemplos:
                    1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 são números consecutivos
                    22, 23, 24, 25 e 26 são números consecutivos

   Para todo o número natural dado, este tem um antecessor (número que vem antes do número dado), com a excepção do zero.
            O antecessor de m é m - 1 se, m é um número natural finito diferente de  zero.
            
Exemplos:
                                       O antecessor de 24 é 23
                                       O antecessor de 3 é 2
                                       O antecessor de100 é 99
                      

32 comentários:

  1. Ajudou muixto *-* ' No trabalho da ESCOLA . . .

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, gostaria dizer que me ajudou mais, eu por exemplo, sempre fui mal na escola em matemática, por que será?
    ...Eu vou te que aprender a gostar de matemática, mas muuuuuuuuuito obrigada mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também detesto matemática, mais fazer oq, a gente já nasce com a matemática.. por ex: 2 orelhas, 2 pernas, 2 braços, 5 dedos em cada mão.. etc. =3

      Excluir
  3. muito obrigada isso me ajudou na tarefa de casa! tenho 11 anos e essa informação foi muito útiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem tenho 11 e epea minha tarefa de casa

      Excluir
    2. também tenho 11 e "epea" minha prova.. =P

      Excluir
  4. Boa noitee , ajudou muitãoo

    ResponderExcluir
  5. ajudou demaiss, muito oobrigadaa!

    ResponderExcluir
  6. obrigado ta me ajudando mais ou menos mais ta de boua =D HAHA'

    ResponderExcluir
  7. mt obrigado min ajudou mt , mt mesmo ...

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito na prova

    ResponderExcluir
  9. Obrigada... Estou muuuito grata, agora, vamos ver como me sairei na prova.. ;3

    ResponderExcluir
  10. "O blogue SEMPRE A MATHEMATICAR...COM MÚSICA, ainda em construção, foi criado a 29 de Setembro de 2010, com o objectivo de aproximar os meus educandos da turma do 5º ano e 6º ano aos conteúdos matemáticos de uma forma diferente e de consolidar os seus conhecimentos adquiridos na sala de aula com exercícios interactivos."
    EU: 5º e 6º ano? Nossa, eu estou no 8º... =P

    ResponderExcluir
  11. Isso me ajudou muito
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. ajudou o meu primo do meu primo do meu primo do meu primo do meu primo do meu primo do amigo do meu primo do amigo dele do amigo dele do amigo dele do amigo dele do amigo dele do amigo dele que é meu vizinho!

    ResponderExcluir
  13. me ajudou muito a resolver a tarefa do sétimo ano

    ResponderExcluir
  14. obg!! hahahah, amo matemática mas minha professora quer que eu determine números consecutivos sem nem me ensinar...

    ResponderExcluir
  15. obg!! hahahah, amo matemática mas minha professora quer que eu determine números consecutivos sem nem me ensinar...

    ResponderExcluir