"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

sábado, 2 de outubro de 2010

Sólidos geométricos


 
Antes de estudarmos os sólidos geométricos, convém distinguir sólidos geométricos de polígonos.
Polígonos são figuras geométricas planas limitadas por linhas fechadas. Neste caso possui duas dimensões, comprimento e largura.
Um polígono tem vértices, lados, ângulos e diagonais
.

Um polígono é regular se todos os seus lados tiverem o mesmo comprimento. Se isso não acontecer o polígono é irregular!

São imensos os polígonos conhecidos:

Número de lados-  Polígono





Sólidos geométricos são regiões do espaço limitadas por uma superfície fechada e que contém três dimensões, sendo elas: 
  •  largura
  •  altura 
  •  comprimento.

 Há dois tipos de sólidos geométricos.


A- Poliedros - São todos os sólidos que têm superfícies planas.
                     podemos observar três outros conjuntos de sólidos: os prismas, as pirâmides   
                     e  os outros poliedros.





Existe  uma relação válida para todos os poliedros que não podemos deixar de  referir:
é a Relação de Euler, descoberta pelo matemático suíço Euler:

n.º faces + n.º vértices = n.º arestas + 2


Em alguns poliedros, todas as faces são polígonos regulares geometricamente iguais e emcada um dos seus vértices encontra-se o mesmo número de arestas. A estes poliedros chamamos Poliedros Regulares. Estes são também conhecidos por Sólidos Platónicos.

B- Não Poliedros- São os sólidos que possuem pelo menos uma superfície curva.
Os não  poliedros agrupam-se em quatro grupos
                                     
                          
Cilindros, Cones, esferas:

              
                             
 Outros sólidos não poliedros:











17 comentários:

  1. eca oddddddddddiiiiiiiiiiiieiiiiiiiiiiii o site e otimo mas odeio matematica por isso ecaaaaa

    ResponderExcluir
  2. eu preciso pra o dia 4/4/11 nao poliedros

    ResponderExcluir
  3. O site me ajudou de+ no meu trabalho de matemática.

    ResponderExcluir
  4. ufa esse saide salvou minha nota 10 d+ obrigado

    ResponderExcluir
  5. esse site me ajudou muito a fazer o trabalho mais ainda n sei a nota se tiver nega matovos hahahahahahaha mas tanho a certeza que vai ser positiva




    bjs














    hbhjuerfd


    jwhdenjsw



    adorei o site e tambem adoro matematca













    mesmo a sreirooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. adorei o site min ajudou muito no trabalho de matemática!

    ResponderExcluir
  7. esse trabalho foi meio dificil pra dedel,estou conhecendo os solidos geometricos

    ResponderExcluir
  8. mateus m. disse eu sou

    ResponderExcluir
  9. ah moleque,esse site tem muitas descobertas

    ResponderExcluir
  10. Jean para com isso,foi eu que disse eu Gabriel n.

    ResponderExcluir
  11. mateus m. eu sou besta

    ResponderExcluir
  12. adeus vou desligar,thal.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk matematica e um oooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  14. porque a matematica é um ooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  15. muito bom o site tirei 10 na pesquisa

    ResponderExcluir
  16. muito bom o site tirei 10 na pesquisa

    ResponderExcluir
  17. muito bom, ajudou bastante minha filha a faz o seu dever de casa obrigado

    ResponderExcluir