"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

domingo, 15 de abril de 2012

População e amostra











População é  um conjunto de unidades individuais (elementos), que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais características (atributos) em comum que se pretende estudar.

Exemplo:  Se pretendermos estudar o desempenho escolar de um colégio, será indicado estudar as notas dos alunos ao final do ano lectivo. A partir daí poderemos facilmente  obter a percentagem de aprovações e reprovações.




Agora, se entretanto o interesse for aprofundar o estudo, saber se por exemplo o sucesso no estudo pode ser atribuído para as alunas ou alunos, deveremos recolher não somente a informação relativa a nota do aluno que aprovou ou não, mas também para cada um, o sexo.







Aprovados
Masculino28%
Feminino43%
Total71%


Amostra é um subconjunto da população, que se estuda com o objectivo de tirar conclusões sobre a  população  de onde foi recolhida.
OU:    É uma parte representativa da   população  sobre a qual incide a observação de um estudo estatístico.


Exemplo: Imaginemos que o CED tem com 400 alunos (meninos, idades entre 2 e 18 anos).

Se quisermos fazer um estudo das alturas (qual altura média?) podemos simplificar o trabalho colhendo uma amostra de, digamos, 40 alunos e estudar o COMPORTAMENTO DA VARIÁVEL ALTURA apenas nesses alunos.

Poderemos ainda estudar outras variáveis, nessa AMOSTRA de 40 alunos, como  por exemplo o número de irmãos, número de cáries, classificações de matemática….

Uma amostra, para ser BOA, tem de ser REPRESENTATIVA, ou seja, deve conter EM PROPORÇÃO tudo o que a população possui QUALITATIVA E QUANTITATIVAMENTE. E tem de ser IMPARCIAL, isto é, todos os elementos da população devem ter IGUAL OPORTUNIDADE de fazer parte da amostra.


resumindo:














Nenhum comentário:

Postar um comentário