"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Um pouco de história sobre Lewis Carrol....





Charles Lutwidge Dodgson
(Lewis Carrol)
(1832 - 1898)
Charles Lutwidge Dodgson nasceu em 27 de Janeiro de 1832 em Daresbury , Inglaterra. Foi o terceiro de onze filhos de um clérigo. Desde jovem começou a produzir revistas para a família nas quais era patente o seu gosto por jogos de palavras. Também os seus dotes matemáticos cedo se manifestaram. Conta-se que, quando era jovem, apresentou um problema de matemática ao pai, pedindo-lhe simplesmente:" Explique, por favor" , como se antecipasse as palavras da Lagarta que mais tarde faria parte da sua obra mais conhecida e na qual usa o pseudónimo Lewis Carrol.

Charles Dodgson foi para Oxford, onde fez os seus estudos eclesiásticos e também se diplomou em Matemática nessa Universidade; apenas com 23 anos foi nomeado professor de Matemática.
Há quem diga que Lewis Carrol nunca teria entrado na História da literatura universal se continuasse a ser, "apenas", professor de Matemática em Oxford , por melhores e por mais importantes que fossem os livros que nesse campo escreveu. Foi um matemático e lógico brilhante com excepcional talento em combinar a ciência, em geral, a matemática e a lógica, em particular, com o sentido de humor. Ao usar a representação gráfica de problemas, desenvolveu os diagramas a que hoje atribuímos o seu nome, diagramas de Carrol .


Lewis Carrol revelou-se autor de histórias para crianças em que a imaginação e o humor nos transportam para um mundo onde tudo pode acontecer. Em Alice no país das maravilhas (1865) podemos acompanhar as aventuras extraordinárias da menina que fala com reis do xadrez, coelhos brancos, reis e rainhas de cartas, tartarugas, porcos, gatos, chapeleiros loucos...
Em 1871 , escreve Alice do outro lado do espelho que também como o primeiro tem origem nas histórias que o professor costumava contar, de improviso, a três crianças - as irmãs Lide". Lewis Carrol dedica estas histórias a uma delas, Alice, porventura a mais curiosa. 


O principal encanto destas obras reside na fantasia bizarra e no humor subtil que envolve todas as personagens, ambientes, situações e acontecimentos, numa espécie de caricatura extravagante e livre de preconceitos relativamente a tradições e convenções sociais, que parte da realidade para, através do sonho, atingir a magia do absurdo.

Nelas, se um matemático se depara com curiosos problemas algébricos, um filósofo poderá encontrar múltiplas referências às ideias defendidas por Berkeley, enquanto um cientista atento poderá vislumbrar uma presumível antecipação da teoria da relatividade, formulada por Einstein já no século xx.
Charles Dodgson fez sempre questão de, ciosamente, distinguir a carreira de autor de obras de carácter cientifico, da sua actividade literária como autor de histórias para crianças, estabelecendo uma rígida fronteira entre as duas, a ponto de, um dia, afirmar peremptório que "o Sr. Dodgson" não conhece nenhuma relação entre ele e os livros escritos sob outro nome que não o seu.
Outra faceta de Charles Dodgson foi de ser pioneiro da fotografia na Grã-Bretanha, sendo considerado o mais importante fotógrafo de crianças do séc. XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário