"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Proporcionalidade direta: constante de proporcionalidade direta . Percentagens. Resolução de um problema com três métodos







Diz-se que duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre elas é constante, ou seja  têm uma relação de proporcionalidade direta.


Este valor constante chama-se constante de proporcionalidade direta


OBS: Se não existir esta constante não há relação de proporcionalidade direta.



Exemplo:



O espaço percorrido por um automóvel, a velocidade constante, é diretamente proporcional ao tempo de viagem.


Tempo (h)

1
2
3
4
5
6
Espaço percorrido (km)

50
100
150
200
250
300


A constante de proporcionalidade entre o espaço percorrido e o tempo é 50 e significa o espaço percorrido, em quilómetros,  numa hora.







Resolução de um exercício com três métodos diferentes:
1º método da proporção
2º método da redução à unidade
2º método da regra de três simples





 from tetsu




RELEMBRA QUE a percentagem  é um exemplo do quotidiano da aplicação da relação da proporcionalidade direta, vejamos então:



Uma percentagem traduz a comparação entre um número (uma parte) e o número 100 (o todo).

É uma forma de apresentar a razão entre duas grandezas de modo que o consequente seja 100, ou seja uma percentagem é uma razão com consequente 100.

Usa-se o símbolo % para representar uma percentagem.



Exemplo:

No último teste, 80% dos  20 alunos da turma obtiveram classificação positiva. Quantos alunos obtiveram classificação positiva?
Para a resolução deste exercício podemos utilizar três métodos

Método1:


Estratégia:vamos utilizar a regra de três simples, porque existe uma relação de proporcionalidade direta entre o número de alunos e as classificações positivas, ou seja sabemos que se a turma tivesse 100 alunos, 80 teriam positiva. 

Como a turma tem 20 alunos, vamos determinar, mantendo a proporção, quantos alunos têm positiva.

resolução:


Número de alunos                           Número total

com classificação positiva               de alunos
            80    ________________100
              x   _______________   20

x  =   80 x 20   =   1600   =  16 alunos

            100           100

No último teste, 16 alunos obtiveram classificação positiva.



Método 2:  vamos utilizar as proporções




















Método 3: Cálculo de percentagens

80% de 20 = 80   x  20 = 0,8 x 20 = 16 alunos

                  100

OBS: para resolver um problema que envolva percentagens, podemos sempre utilizar um dos três métodos.





Utiliza o link seguinte para calcular qualquer termo de uma regra de três simples:   regra de três simples





                                     PARA PRATICAR, É SÓ CLICARES:


EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DA PROPORCIONALIDADE DIRETA



EXERCÍCIOS COM PROPORCIONALIDADE DIRETA



EXERCÍCIOS DE CAPACIDADE COM PROPORCIONALIDADE DIRETA



EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DE TRIÂNGULOS


EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO DE QUADRADOS

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