"A música é um exercício inconsciente de cálculos." Leibniz

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Problemas do dia-a-dia com fracções...







A maneira como resolvemos um problema do dia-a-dia é sempre a mesma, o que pode ser diferente é a estratégia de resolução, pois cada uma delas envolve um conteúdo diferente.

Levando em consideração os problemas matemáticos que envolvem números fraccionários, podemos utilizar como estratégia na sua resolução a construção de figuras que representem os inteiros ou partes deles (fracção).

Vejamos  o exemplo de  um problema envolvendo números fraccionários.



Uma piscina rectangular ocupa 2/15 de uma área de lazer de 300 m2. A parte restante da área de lazer equivale a quantos metros quadrados?




Resolução:

Considera o rectângulo abaixo como sendo a área de lazer completa.



Para representarmos 2/15 (área ocupada pela piscina) na região rectangular que está representando a área de lazer, basta dividir esse rectângulo em 15 partes iguais e considerar apenas duas como sendo ocupadas pela piscina.



 No enunciado está referido que  que a área total é de 300m², portanto, a área que a piscina ocupa será de:

 2  de  300 = 2 x 300 : 15  = 40m2.                

15

 Dessa forma,  podemos concluir que cada 1/15 do terreno corresponde a 20m².





Observando a figura acima percebemos que a fracção que irá corresponder à parte restante da área de lazer é 13/15, dessa forma, para descobrirmos quanto isso representa em metros quadrados,  basta multiplicar 20 por 13 que será igual a 260m2 de área restante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário